quinta-feira, 29 de abril de 2010

Firebird 1973: vida longa ao pássaro de fogo

Segunda geração do esportivo foi a mais potente da série
 
Por Marcos Camargo Jr.

Em 1970 o grande esportivo Pontiac Firebird abandonava as feições de carro grande e assumia um porte mais esbelto. O carro idealizado por De Lorean, lançado em 1967, era grande como seus primos da Chevrolet: Camaro, de Elliot Estes, por exemplo, mas viu que sua verdadeira vocação era ser leve como um pássaro.
Fotografamos no Auto Show Collection este raro Firebird 1973, que representa a segunda fase do esportivo nos Estados Unidos. Dianteira longa e traseira curta, o carro tem o pára-choque integrado à carroceria de forma interessante e cheia de esportividade, sem perder o estilo agressivo.
Na época, o Firebird estava disponível com uma ampla gama de motorizações. Desde o seis cilindros 250 (4,1 litros), que veio para o nosso Opala, e outros sete motores V8. O mais famoso, no entanto, é o propulsor que equipou nosso modelo das fotos. Se trata do motor "Formula 455", de 7,5 litros, que despeja 310 cv no asfalto. Para um carro de dimensões médias é um motorzão, e foi considerado o mais potente da categoria em 1973. 

ví no Auto show
O interior do carro foi construído com inspiração nas pistas. Amplo painel cheio de mostradores sobre um fundo metálico, alavanca de câmbio longa, bancos com encosto alto e volante de pequeno diâmetro. Com sistema de som da época, este carro é um convite para um passeio, seja sob o sol intenso ou sob o brilho da lua.
 
As linhas que sugerem fluência eram o seu argumento mais interessante nas vendas. A traseira era de um hatchback, onde se notava a clara influência do Camaro. No entanto, um imenso adesivo com seu nome procurava diferenciá-lo do Chevrolet.
O esportivo de dois lugares tinha um imenso capô, onde sobrava espaço para guardar o motor, e o único legalizado para o uso nas ruas entre modelos considerados de competição. O Firebird ainda sobreviveu por um bom tempo com motores V8 antes de se render às versões mais fracas, que caracterizaram os esportivos da segunda metade dos anos 1970.
Este é o ano em que o Firebird, o pássaro de fogo estampado no capô teve seu tamanho ampliado. Na época, nem todos os fãs do modelo aprovaram o gigantismo do pássaro, mas ainda assim as vendas subiram em 1973.
Após 1979 o Firebird e toda a sua linha deram origem a uma versão mais moderna, um pouco maior, mas com identidade enfraquecida. Só deixou a linha de montagem em 2002, e levou consigo um bater de asas que remonta a época do lendário pássaro de fogo.

 
 

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