A Dodge Deora foi criada como um brinquedo para adultos pelos irmãos Mike e Larry Alexandre, consagrados fabricantes de hot rods da Califórnia.
O modelo se tornou famoso mundialmente após ter sido um dos 16 modelos selecionados para a série que, em 1968, lançou mundialmente a Hotwheels, marca de carros em miniatura.
Criada a partir de uma picape Dodge A100 convencional, foi criado um modelo inédito, com características avançadas para a época. Além da cabine deslocada para frente, a picape tinha o interior inspirado na aviação, com o volante em forma de manche e outros detalhes inovadores. Umas das coisas que mais chamavam a atenção, era a falta de portas laterais, ou seja, a entrada era feita pelo para-brisa.
O nome também tem origem curiosa: foi escolhido num concurso promovido pela fábrica de kits AMT e, segundo explicações da época, significaria “de ouro” em espanhol. Como o correto seria “de oro”, a diferença fica por conta da dificuldade crônica que os americanos têm para pronunciar palavras estrangeiras.




Nenhum comentário:
Postar um comentário