O Plymouth Barracuda é um dos lendários esportivos fabricados pela Chrysler a partir dos anos 1960. Construído sob a mesma plataforma do Valiant, o modelo lançado em 1964 era inspirado no peixe longilíneo de nome Barracuda, e logo descobriu sua vocação para carro esportivo na configuração 2+2 lugares.
Em 1968 o Barracuda ganhou sua versão mais potente, e mais interessante. Para equipar este cupê, a Plymouth disponibilizava o motor V8 426 Hemi, de 7,2 litros e 426 cv de potência. Além deste, outras opções iam do seis cilindros "Slant Six", passando pelo V8 318 (que equipou os nossos Dodge) até as versões de corrida do V8 Hemi, não permitidas para a venda ao público comum.
Esta versão foi desenhada por John Herlitz e John Samsen e apesar de manter a plataforma do Valiant, o carro foi totalmente modificado e atualizado na época. A grade dividida trouxe novo estilo ao esportivo. As linhas traseiras no estilo "garrafa de coca-cola" abrigavam linhas curvas nas laterais e o capô tinha duas tomadas de ar além de peças cromadas.
Alguns detalhes eram claramente inspirados no peixe Barracuda, como o bocal do tanque, detalhes do painel e também o emblema com seu desenho e sua característica cauda desproporcional.
Em testes de época, o carro se saía melhor que o Ford Mustang, pela estabilidade nas curvas e também no desempenho em comparativos feitos entre motores similares. O Pymouth era barato, apesar de não ser nem de longe um best seller como o cavalinho da Ford. O interior do Barracuda era bem ao estilo Chrysler da época: simples, mas funcional. Combinava os conservadores apliques de madeira com bancos anatômicos e mostradores redondos.
A história do Plymouth Barracuda terminou em 1974, após três gerações diferentes. O modelo sempre foi muito cobiçado por colecionadores de todo o mundo. No Brasil, não há registros de Barracudas importados com motores de seis cilindros ou nas versões mais "fracas". E a geraçao de 1968 é reconhecida de forma unânime como a mais bonita deste peixe de asfalto com a insígnia Chrysler.
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