quinta-feira, 18 de março de 2010

Ford Modelo T e A

Fotos de Divulgação e Clube do Fordinho

O primeiro Ford demorou para chegar ao Brasil. Lançado em 1908, nos Estados Unidos, o modelo T era o primeiro automóvel produzido em série no mundo. As primeiras unidades do carro para o mercado nacional saíram do galpão da Ford, na Rua Florêncio de Abreu, em 1919. Neste tempo, apenas alguns outros modelos foram importados para o nosso país e estavam nas mãos de um restrito grupo de empresários, barões e autoridades. No primeiro ano de operações, 2.447 unidades foram vendidas.

Fotos de Divulgação e Clube do Fordinho

Em algum tempo, o sucesso mundial também era líder de vendas no país. As grandes residências e palacetes guardavam seus automóveis, usados apenas eventualmente, e sempre guiados por motoristas profissionais. Por conta dos seus manetes na coluna de direção, o carro ganhou alguns anos depois o apelido de Ford "Bigode", alcunha que perdura até os dias de hoje entre os fãs da marca.

Fotos de Divulgação e Clube do Fordinho

Para o público brasileiro, o Ford T também era símbolo de confiança. Diferente de outros automóveis que eram apenas importados, a marca anunciava seus modelos nos jornais e revistas da época, valorizando o fato do carro ser um sucesso nos Estados Unidos, Europa e até na Ásia. O principal atributo do carro era a durabilidade, já que os automóveis da época não eram robustos e quebravam com muita frequência.

Fotos de Divulgação e Clube do Fordinho

O modelo T foi descontinuado em 1927, quando Henry Ford se convenceu de que era preciso mudar e renovar a linha após 15 milhões de unidades fabricadas. O Ford chegou a ter 50% do mercado de veículos novos, e era conhecido pelo público como Tin Lizzie (empregada de lata), referência a sua versatilidade e utilidade. No ano seguinte chegou ao mercado o modelo A, que era bem mais avançado que seu antecessor.

Fotos de Divulgação e Clube do Fordinho

Fruto de um investimento de US$ 250 milhões, o modelo A, mais seguro e com mecânica ainda mais confiável. O motor de quatro cilindros desenvolvia 40 cv, e trazia freio nas quatro rodas, câmbio de três marchas, amortecedor hidráulico e pedal de acelerador, diferente dos manetes usados no Ford T. O novo modelo também chegava a 100Km/h enquanto o Ford T não passava dos 70 Km/h.

Um comentário:

  1. Gostei das fotos, fantásticas, parabéns.

    www.temalgumacoisaerrada.blogspot.com

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